sexta-feira, 3 de abril de 2015

Como elaborar um PARECER DESCRITIVO

Segundo Hoffmann (2000), registrar significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos, sugestões e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o próprio aluno.
O registro constante permite uma observação mais fundamentada sobre os avanços dos alunos, revelando a trajetória da aprendizagem (o que aprenderam, como e o que falta aprender), estabelecendo pontos de chegada para cada período de avaliação.
PARA ELABORAR PARECER É PRECISO…                                              
  • Prestar atenção em todos os alunos e em cada um em especial;
  • Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio;
  • Considerar os instrumentos de avaliação;
  • Priorizar as produções;
  • Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os seguintes aspectos: sociais, afetivos, cognitivos e psicomotores;
  • Apontar a participação, a interação, a colaboração, a autonomia, as preferências, as características, o relacionamento com os colegas, professores, bem como seu destaque (no pátio, na dança, nas atividades matemáticas, de linguagem, artísticas ou musicais, etc.)
  • Priorizar os aspectos cognitivos aos aspectos comportamentais;
  • Vincular o parecer a proposta pedagógica, aos planos de estudos e aos planos de trabalho;
  • Indicar estratégias para superação das dificuldades (tanto para família, quanto para escola).
REDIGINDO O PARECER…
  • Levar em conta os destinatários (escola, família e aluno);
  • Utilizar a linguagem clara, simples, precisa e adequada ao público;
  • Considerar o caráter oficial do documento (evitar rasuras e palavras pejorativas);
  • Observar a ortografia, concordância e formatação;
  • Nomear os pareceres;
  • Evitar palavras diminutivas;
  • Evitar palavras e expressões amplas, sem detalhamento;
  • Utilizar verbos e expressões que indiquem processo;
  • Evitar contradições;
  • Evitar comparações;
  • Ser coerente.
SUGESTÕES PARA INICIAR OS PARECERES…
  • Percebe o progresso de…………..durante esse semestre em………….
  • Com base nos objetivos trabalhados no semestre, foi possível constatar que o aluno…………..
  • Observando o desempenho da aluna………..foi constatado que neste semestre……..
  • A partir das atividades trabalhadas o aluno demonstrou habilidades em…………
  • Com base nas avaliações realizadas foi possível constatar que a aluna…………identifica………….
CONSIDERANDO ASPECTOS COGNITIVOS NA ELABORAÇÃO DO PARECER…
  • Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita;
  • Lê com fluência diferente textos, fazendo conexões com a realidade;
  • Lê e interpreta os textos trabalhados em sala sem maiores dificuldades;
  • Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender;
  • Escreve, ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos;
  • Constrói conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações;
  • Realiza cálculos com auxílio de material concreto;
  • Lê, compreende, reproduz textos como histórias, recados, notícias entre outros.
  • É curioso, questiona e busca informações.
  • Expressa suas idéias e opiniões com clareza e objetividade.
CONSIDERANDO ASPECTOS DO CONVÍVIO SOCIAL NA ELABORAÇÃO DO PARECER…
  • .. (respeito com os colegas e professores, afetividade…)
  • Participa das atividades propostas….(com interesse em aprender, atenção…)
  • Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo
  • Aceita sugestões da professora e dos colegas
  • Contribui para integração e crescimento do grupo
  • Demonstra inquietude geralmente se envolve em questões referentes aos colegas
  • Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo.
  • Colabora na construção de regras.
Poderão ser acrescentadas outras observações como: brincadeiras preferidas, desempenho nas áreas diversificadas.
PARA REDIGIR UM PERECER DESCRITIVO, É IMPORTANTE:
  • Ter clareza dos indicadores de aprendizagem (o que é necessário que cada estudante aprenda em cada etapa escolar); bem como os critérios a serem avaliados (competências e habilidades).
  • Ter gosto pela escrita reflexiva.
OBSERVAÇÃO:
É importante que, para cada dificuldade diagnosticada sejam apontadas estratégia de superação para a mesma.
HABILIDADES
 LÍNGUA PORTUGUESA 
 Considerando aspectos cognitivos na elaboração do parecer…
 Oralidade:
  • Participa de situações comunicativas, tais como: simulações de programas de rádio, televisão e outros…
  • Utiliza a entonação, a dicção, a postura em situações comunicativas, tais como: entrevistas, seminários e outros.
  • Produz textos orais a partir de temas propostos e livres
  • Formula hipóteses e perguntas, respondendo o que se pede
  • Faz uso das regras e situações comunicativas.
 Leitura:
  • Utiliza diferentes estratégias de leitura adequada ao gênero e ao suporte textual.
  • Utiliza indicadores para fazer antecipação e inferência.
  • Utiliza recursos para resolver dúvidas na compreensão de textos.
  • Lê poemas com entonação e ritmo adequado.
 Escrita:
  • Domina a natureza do sistema alfabético.
  • Escreve fazendo segmentação de palavras e/ou linhas.
  • Compreende regularidades e irregularidades ortográficas.
  • Utiliza o sistema de pontuação.
  • Produz textos considerando destinatários, finalidade e características de gênero.
  • Reconhece os usos e as funções sociais da escrita.
 Análise lingüística:
  • Relê, revisa e reconstrói o texto do ponto de vista das convenções…
MATEMÁTICA 
 Números e Operações:
  • Reconhece números naturais e racionais no contexto diário.
  • Utiliza regras do sistema de numeração decimal.
  • Resolve operações com números naturais por meio de estratégias pessoais.
 Espaço e Forma:
  • Representa figuras geométricas.
  • Percebe elementos geométricos da natureza e nas criações artísticas.
  • Amplia e reduz figuras planas pelo uso de diagramas.
 Grandezas e Medidas:
  • Compara grandezas da mesma natureza, escolhendo uma unidade de medida relacionada ao atributo a ser mensurado.
  • Identifica grandezas mensuráveis no contexto diário: comprimento…
  • Utiliza unidades de medidas como: litro…
  • Compara perímetros e áreas de duas figuras sem uso de fórmulas.
 Tratamento da Informação:
  • Coleta organiza e descreve dados.
  • Interpreta dados apresentados de maneira organizados por meio de listas…
  • Constroem gráficos e tabelas com base nas informações coletadas.
  • Obtém e interpreta médias aritméticas.

Fonte: O texto foi retirado de arquivo baixado no MEGA. Caso seja de sua autoria, queira nos informar.

Frases de Estímulo

Frases de Estímulo

“Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui. Nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa”Albert Einstein
“Não se conforme com o que necessita, luta pelo que merece”
“Você nunca sabe que resultados virão de sua ação, mas se você não fizer nada, não existirão resultados” Gandhi
“Meu maior estímulo para vencer é imaginar todas as maravilhas que posso perder se não tentar”
“Se você não tentar nunca vai saber se vai dar certo ou não”
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível” São Francisco de Assis
“Não desista, vá em frente. Sempre há uma chance de você tropeçar em algo maravilhoso. Nunca ouvi falar em ninguém que tivesse tropeçado em algo enquanto estava sentado”
 Frases de estimulo
“A luz que me guia é mais forte do que as dificuldades que me cercam”
“Existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”
“Seja você a mudança que tanto procura nos outros. As pessoas não mudam com cobranças, mudam com exemplos”
“Não são as perdas nem as quedas que nos fazem fracassar no caminho, mas sim a falta de coragem de levantar e seguir adiante” Aun Wear
“Não seja empurrado por seus problemas, seja conduzido pelos seus sonhos”
“Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido” Geraldo Eustáquio
“Não tenha medo de seguir devagar, mas sim de permanecer parado”
“Já que você tem que pensar de qualquer forma, pense grande”Donald Trump